sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Parque Estadual da Serra do Mar

PESM Núcleo Padre Dória comemora aniversário de Salesópolis com trilha

Padre Dória

O Núcleo Padre Dória possui 26.154,02 hectares, abrange áreas do Planalto Paulista no Alto Tietê e Alto Paraíba, divisando com os Núcleos de Caraguatatuba, São Sebastião e Bertioga. A maior cobertura vegetal é floresta relativamente intocada de Floresta Ombrófila Densa Montana e Alto Montana, com altitude que varia de 750 a 1.300 m. Suas áreas possuem nascentes de rios importantes para o abastecimento de três regiões do Estado de São Paulo, como a área metropolitana que é abastecida por águas do Rio Tietê e seus afluentes, sendo um deles o Rio Claro que nasce no NPDOR e é represado no lado oeste, formando o Sistema Rio Claro.

O passeio escolhido é a Trilha do Balcão, com vestígios históricos, araucárias pelo caminho e um conjunto de quedas d’água para contemplar e mergulhar
No dia 28 de fevereiro, às 7h, o Núcleo Padre Dória do Parque Estadual Serra do Mar (PESM – NPDor) comemora o aniversário de Salesópolis, o município onde está inserido o Núcleo. Nesse dia, a comunidade local poderá realizar, gratuitamente, um passeio pela Trilha do Balcão. O evento é aberto ao público, mas as vagas são limitadas. Para participar, é necessário agendamento pelo email, de 12 a 26 de fevereiro.

AtividadeTrilha do Balcão
Núcleo: Padre Dória
Público: grupos de estudantes e observadores de aves
Extensão: 8,86 km (ida e volta)
Duração: média de 4h, incluindo contemplação
Nível de dificuldade: médio
A Trilha do Balcão, ou Trilha do Sal, tem início de forma bem suave, com inclinação leve que facilita o deslocamento. A vegetação é secundária, porém em estágio avançado de regeneração e trechos de florestas de araucárias. A Trilha do Balcão recebe este nome por ter um conjunto de quedas que formam um balcão, com uma grande extensão de areia.

O local possui vestígios históricos, como as ruínas de uma fazenda instalada na antiga Rota do Sal que  segundo a lenda local foi alvo de escavações de aventureiros em busca de tesouros.
As escavações eram feitas em torno das grandes palmeiras e resquícios de plantações de chá (Camellia Sinensis), uma planta oriental trazida por europeus para produção de diferentes infusões. Esta planta também foi largamente difundida na região do Vale do Anhangabaú, em São Paulo, dando origem ao nome “Viaduto do Chá”.
Leve na mochila: água, lanche, repelente, protetor solar, toalha, máquina fotográfica, binóculo.

Vista-se adequadamente: tênis antiderrapante, calça, camiseta, óculos, boné , roupa de banho.



AtrativoMirante do Rio Pardo

Localizado no: Núcleo Padre Dória

O Mirante do Rio Pardo pode ser contemplado pela estrada do Rio Pardo, formado por um conjunto de montanhas e vales da Serra do Mar.



Comunidades no Núcleo Padre Dória
Entorno do Núcleo Padre Dória encontramos comunidades tradicionais caipira e indígena: Comunidade Caipira mantém a tradição de festas religiosas como a Festa do Divino, Festa de Nossa Senhora Aparecida com a saída dos Romeiros a Basílica de Aparecida do Norte. O Festival do Cambuci com concursos gastronômicos e apoio ao desenvolvimento de produtos em parceria com agricultores, artesãos, cozinheiros e apresentações culturais das comunidades como moda de Viola, Catira e o Moçambique com influência africana. Comunidade Indígena: A Terra Indígena Ribeirão Silveira está localizada nos Municípios de São Sebastião, Bertioga e Salesópolis. A terra demarcada possui uma área de 948 ha. e atualmente está em processo de revisão de seus limites. Na Terra Indígena encontram-se cinco núcleos populacionais, onde em sua maioria Guarani Mbya e uma minoria de Guarani Nhandeva.



Biodiversidade


O Parque é lar natural de ampla variedade de organismos de todas as espécies. 
Por entre ecossistemas terrestres, marinhos e complexos ecológicos presentes em toda a sua área, os visitantes e pesquisadores encontram alguns dos mais belos e exóticos exemplares naturais da  nossa fauna, flora e  reino fungo.
Araucária PESM Padre Dória - Foto Roberto de Morai

Por Roberto de Morais - NPDOR
Coral violeta ou Coral Magenta (Clavaria zollingeri) 

Quati - por Miguel Nema

Lucas Cuervo
Bromélia
 Aechmea sp

Saíra-militar (macho) - Por Miguel Nema


http://www.parqueestadualserradomar.sp.gov.br/pesm/nucleos/padre-doria/
Visualizado e acessado em 23/02/2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Trekking & Camping

Litoral Norte - SP  Paraty/TJ - Brasil Dez/ 2019 Vídeo Registro